É desaconselhado carregar o seu veículo numa tomada doméstica. As tomadas domésticas não foram projetadas para suportar uma potência tão elevada durante várias horas. É frequente trocarmos tomadas queimadas devido ao carregamento das viaturas elétricas.
O mais seguro e consequentemente correto, é instalar uma tomada reforçada especifica para carregamento de viatura elétricas, acompanhada de equipamentos de proteção próprios para o efeito.
Aproveitando também para indicar, que mesmo que tenha uma tomada reforçada, não deverá usar uma extensão, pois as extensões elétricas normalmente não estão prontas para o efeito e poderão dar origem a incêndio.
Caso necessite de carregar o carro com maior celeridade, também poderá optar por instalar um posto de carregamento, vulgarmente conhecido como Wallbox.
Todos os carros a partir de 2013 vendidos na Europa são obrigados a utilizar a tomada Mennekes Tipo 2 para carregamentos AC, ou seja, virtualmente qualquer carregador desde que tenha a ligação tipo 2 é compativel com qualquer carro da atualidade. Bastando escolher qual o carregador que melhor colmata as suas necessidades.
Todos os estudos são unanimes relativamente a este assunto: O carregamento domestico é o mais económico, especialmente se utilizar a tarifa bi-horário.
Ainda mais, carregar o carro em casa torna a vida mais confortável. Ao contrário do carregamento num posto de carregamento público ou numa estação de serviço, não tem de esperar pela sua vez para carregar o seu veículo.
Potência de carregamento necessária
Em primeiro lugar, recomendamos que use o nosso simulador para confirmar qual a potência de carregamento necessária, que depende da utilização que você vai dar ao seu carro. Sendo que, naturalmente quanto maior a potência, mais rápido o veículo é carregado.
Instalação elétrica
Uma vez determinada a potência de carregamento do seu carro, tem de saber se a instalação elétrica da sua casa é capaz de entregar essa potência. É essencial assegurar que a instalação do posto de carregamento não vai sobrecarregar a instalação elétrica existente, “mandando o quadro abaixo”.
Naturalmente quanto maior a potência de carregamento maior o custo do carregador, equipamentos de proteção e respetiva instalação, mas não só. Potências elevadas muitas vezes implicam aumentos de potência contratada, em ultima instancia poderá ter de fazer um aumento de ramal para suportar maior corrente.
Por estes motivos, é importante encontrar forma de combinar as suas necessidades de carregamento com as suas possibilidades.
Localização do posto de carregamento
Não tem de ser necessariamente no interior, a maioria dos modelos de postos de carregamento podem estar no exterior. No entanto não recomendamos uma exposição solar direta, pois pode provocar sobreaquecimento, sobretudo no verão.
Por exemplo, as localizações mais frequentes em casas, são nas garagens ou na frente da casa.
Qual o carro a carregar
Deverá confirmar qual a potência máxima de carregamento da viatura junto do fabricante, de forma a otimizar a sua instalação. Não tem problema ao nível técnico de instalar potência a mais, no entanto poderá desperdiçar recursos ao instalar um posto de carregamento de 22kW quando a viatura carrega no máximo a 7.4kW.
Funcionalidades do carregador
Existem vários carregadores disponíveis no mercado, deverá procurar definir quais as suas necessidades:
-Gestão de cargas (O carregador faz uma leitura do consumo da instalação e só utiliza o remanescente de forma a evitar desligar a instalação, se tiver mais do que 1 carregador eles comunicam entre si para partilharem a eletricidade disponível)
-Gestor de cobranças (O carregador cria um sistema de bloqueio e desbloqueio por utilizador. Também permite criar uma conta corrente do montante gasto em carregamentos)
-Emparelhamento com fotovoltaico (O carregador faz uma leitura da produção solar e injeta na viatura, de forma a maximizar a sua produção solar)
-Controlo de acessos (Através de um cartão, NFC, ou Bluetooth, o carregamento é desbloqueado)
-Sem funcionalidades especiais (Caso não tenha necessidades especiais, poderá optar pelos carregamentos mais basico, que simplesmente carregam a viatura. Pois os carregadores “inteligentes” por norma têm um custo superior aos básicos)
Não pode, de acordo com a legislação atual, este tipo de instalações requer técnicos ou engenheiros inscritos na DGEG.
Ao instalar por sua conta, mesmo estando com capacidades técnicas para o efeito, em caso de problemas nenhuma seguradora lhe dará cobertura.
E no caso de defeito do equipamento, os principais fabricantes solicitam sempre informação do instalador, pois caso contrário não asseguram a garantia. É importante que tenha em consideração que os postos de carregamento, mesmo os mais ligeiros, serão certamente um dos equipamentos mais potente que terá instalado.
Caso a instalação não tenha sido devidamente dimensionada e executada seguindo as normas técnicas, poderá deflagrar um incêndio.
Os fabricantes sugerem uma utilização das baterias entre os 20% e os 80%. Esse é o intervalo onde vai obter a maior durabilidade da bateria.
Caso efetue uma viagem mais longa e necessite de maior autonomia, deve carregar até aos 100%.
Para calcular o custo de carregamento do carro elétrico, multiplique a capacidade da bateria pelo custo por kWh praticados pelo fornecedor de eletricidade ou a empresa que fornece os carregadores.
Para lhe facilitar a vida, disponibilizamos um simulador: SIMULADOR
O preço da instalação de um carregador em casa também pode variar, consoante a potência do equipamento, a marca do carregador , as suas funcionalidades e a instalação a ser efetuada.
No nosso simulador dispomos do preço com instalação dos carregadores básicos: SIMULADOR
Tudo parece indicar que sim. As viaturas representam, em 2024, 3% do parque automóvel e têm vindo gradualmente a aumentar. Igualmente, desde 2009 o preço das baterias já caiu 7x e com tendencia para continuar, acompanhando a esta redução de preço, têm cada vez mais autonomia e durabilidade.
Igualmente a viatura elétrica é de longe a que oferece melhor custo por km e a sua manutenção é praticamente nula.
Acompanhando estes fatores com os benefícios fiscais para as empresas da utilização das viaturas elétricas, então creio que poderemos considerar que sim, é seguro apostar numa viatura elétrica.